Qual a principal função do uso do própolis?

25-02-2011 10:19

 

 
Propolis é o nome genérico para a substância de resina coletada pelas abelhas em certas árvores e plantas, e é realmente efetiva para um proposito. As abelhas a usam para fechar buracos em suas colméias, prevenindo que intrusos entrem.
Não é surpreendente que o propolis tenha uma longa história como remédio no senso comum. Por volta de 300 antes de cristo, as pessoas pensavam que devido ao fato das abelhas procurarem por propolis, elas também deveriam fazer o mesmo. No século 17, propolis era uma droga oficial, e médicos de Londres a receitavam a seus pacientes. Retirando o fato de que não havia evidência alguma para sua eficacia, era considerado um remédio para todos os males. No século 20, como muitos outros produtos naturais, entregou seus segredos à análise química. 
Foi descoberto que ela é uma mistura de vários componentes, incluindo ácidos graxos e flavonoides. Cientistas testaram vários destes em atividades biologicas, e seus teste mostraram efeitos anti-bacteriais e anti-fungos. Mas esse certamente não é o unico motivo para justificar o porquê dos defensores do propolis alegarem que o mesmo tem propriedades mais anti-bacteriais superiores aos antibióticos modernos. Ainda foi dito que o propolis estimula o sistema de imunidade do corpo. Outros ainda recomendam utiliza-lo no tratamento de ulceras e problemas de pele causados por fungos. De qualquer modo, os estudos em laboratórios mostraram que seus efeitos anti-bacteriais, anti-inflamatórios e anti-oxidantes não são significantes. Muitas plantas produzem componentes que possuem tais efeitos, mas não há estudos clínicos que provem que o propolis é efetivo no tratamento de alguma doença. As abelhas, diferentemente, não devem parar de colher o propolis, é provada sua eficacia no fechamento de colméias.

Dr. Joe Schwarcz
Tradução André Pinho